Circular em cadeira de rodas em Oeiras (11)

I
RUA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE
I
I
Nos três quarteirões da Rua Mouzinho de Albuquerque há duas passadeiras. Nenhuma é acessível e a altura do lancil do passeio chega a atingir os 10 centímetros.
I
I
I
Também nesta rua encontramos carros estacionados em cima das passadeiras:
I
I
I
I
O pavimento do passeio encontra-se em mau estado em vários locais.
I
I
I
I
I
I
A circulação entre passeios, de um quarteirão para o seguinte, esbarra na inexistência de passeios rebaixados (ou bem rebaixados), o que, por si só, inviabilizaria a circulação em cadeira de rodas de uma ponta à outra da rua.
I
Em ambos os lados da rua, os passeios têm uma largura variável, entre os 1,7 metros e os 1,9 metros.
I
I
Obstáculos vários (contentores de lixo, postes, sinais de trânsito, árvores….) impedem, no entanto, a existência de um corredor contínuo livre de obstáculos com pelo menos 1,2 metros de largura (que não existe em qualquer dos cinco troços de passeio desta rua).
I
I
I
I
Num dos dois troços do passeio Sul, a largura livre de obstáculos (fixos) possibilitaria, ainda assim, a circulação de cadeiras de rodas - não fosse o estacionamento diário de automóveis em cima do passeio:
I
I
I
I
I
Os protagonistas vão mudando e o passeio é todos os dias um depósito de automóveis.
I
I
I
I
I
I
I
I
I
I
I
Esta é mais uma rua com lugares de estacionamento automóvel em toda a sua extensão. O espaço para o automóvel nunca falta.
I
Conclusão: rua não acessível.
I
Mobilidade pedonal em geral: no passeio Norte, sempre ladeado por estacionamento automóvel (e, portanto, a salvo do estacionamento selvagem), mas sem uma largura livre de obstáculos decente, os peões conseguem, em princípio, circular; o pavimento está particularmente em mau estado num dos três troços desse passeio, com risco de quedas para invisuais e para idosos. Já no passeio Sul, a circulação pedonal está todos os dias condicionada pelo estacionamento selvagem: só a espaços os peões circulam no passeio.
I
(continua)
I

2 comentários:

madeinlisboa disse...

Um desafio: façam uma reportagem de uma rua em Oeiras que não seja assim :)

Joao disse...

Tentaram, mas ainda não descobriram :p