Nos quatro anos de blogue: Ferrovia (10)

I
I
Em 2008, a CP transportou 135,518 milhões de passageiros. Em 2012, o número de passageiros transportados foi apenas de 111,708 milhões. Em 4 anos, a CP perdeu 23,8 milhões de passageiros/ano.
I
Em percentagem, a maior queda verificou-se no serviço Regional (o mais afetado pelo fecho de linhas e pela supressão de comboios), que perdeu 25% dos passageiros nos últimos 4 anos. A menor queda registou-se nos comboios suburbanos do Porto, que perderam 2,7% dos passageiros.
I
Comparemos agora com o ano de 1988:
I
I
A fronteira da vergonha já foi ultrapassada: em pouco mais de 20 anos, a CP perdeu mais de metade dos passageiros (de 230,728 milhões/ano para 111,708 milhões/ano).
I
Nos tempos mais recentes, a CP tem, ano após ano, apontado a crise como a principal causa da diminuição da procura do caminho-de-ferro - mas a verdade é que o número de passageiros da CP vem descendo desde 1989, e também desceu de forma muito significativa nos anos de prosperidade económica e de baixa taxa de desemprego.
I
I

1 comentário:

Paulo disse...

A continuar assim, a CP (e o transporte ferroviário) caminha para irrelevância total em Portugal. Culpados: os políticos que não aprendem com o que de bom se faz neste campo no estrangeiro (e estão sempre a dar exemplos vindos do estrangeiro!) e também os técnicos e gestores do setor que não têm sabido convencer os políticos da importância da ferrovia para desenvolvimento sustentável do país.

P